FASE 4 COM ÁRVORES AUTOMÁTICAS + OBJETOS REUTILIZÁVEIS + SANFONA + CAMINHÃO + CÂMBIO MANUAL COM AUTOSHIFT + TRÁFEGO PERSONALIZADO + MUITAS MUDANÇAS!

versão em preview para criadores e curiosos

Fase 4 dos mods de mapas + muitas alterações!

ESTA VERSÃO É CONSIDERADA EXPERIMENTAL, UM "PREVIEW" DAS PRÓXIMAS VERSÕES DO JOGO! PODE CONTER PEÇAS PEQUENAS QUE PODEM SER ENGOLIDAS, DIGO, PODE CONTER RECUROS INSTÁVEIS E ALGUMAS FUNCIONALIDADES TEMPORARIAMENTE QUEBRADAS. MAS NO GERAL FUNCIONA BEM, ESPERAMOS!

AS MUDANÇAS PARA O SISTEMA DE MODS ESTÃO SEPARADAS PARA NÃO PREJUDICAR A ESTABILIDADE DO PBSU/PBSR. OS NOVOS RECURSOS PARA MODS FICARÃO NO JOGO SEPARADO, O "CORE", A SER RENOMEADO DEPOIS. O PBSU E PBSR CONTINUAM NA GOOGLE PLAY NORMALMENTE PARA ANDROID.

COMO TEM MUITA MUDANÇA FICA DIFÍCIL LISTAR AQUI. VEJA O ARQUIVO VERSOES.TXT NA PASTA AJUDA - HELP (DOWNLOAD ABAIXO). O TUTORIAL DA FASE 4 ESTÁ DENTRO DUMA PASTA DELA, VALE LER ELE INTEIRO ANTES DE TENTAR APLICAR. CASO NUNCA TENHA CONVERTIDO MAPAS PARA O PBS ANTES, RECOMENDAMOS COMEÇAR COM O TUTORIAL NORMAL SEM SER O DA FASE 4.

Alguns tutoriais em vídeo serão postados no canal do Marcos Elias durante as próximas semanas, confira a aba de vídeos recentes aqui: youtube.com/marquinhosxp.

Grupo exclusivo para criadores de mods com dúvidas sobre a conversão: GRUPO PARA CRIADORES NO FACEBOOK.


 

Principais recursos aparentemente estáveis:

  • Sistema de posicionamento automático/aleatório de vegetação.
  • Sistema de prefabs para posicionamento automático/aleatório de objetos personalizados.
  • Sistema de prefabs para posicionamento manual com coordenadas (útil para ônibus estacionados com mais detalhes).
  • Ajuste de controles in-game, segurando Alt - Controles...
  • Troca da textura para neve ao marcar Neve no menu inicial do jogo.
  • Garbage collector incremental, deve reduzir micro travadinhas decorrentes do garbage collector.
  • Animação das sanfonas dos ônibus articulados! Veja o preview do tutorial aqui. Só mudou o nome da peça e do comando. Será _articulation1_ e _articulation1_middle_ no 3D, e [articulation1_start], [articulation1_end] no ini. Veja o mod de exemplo no link abaixo.
  • Divisão do mundo do jogo em "grids" automáticas para otimização dos objetos distantes. Precisa ser testado com todos os mapas, mas parece que deu certo. Para testar aumente a distância visível, vá para a câmera livre e voe rapidamente para itens distantes. Alguns objetos vão sumir e reaparecer ao voltar. Pode demorar um pouco para reaparecerem depois de retornar ao ônibus nessas versões iniciais. Objetos menores que uns 800 metros serão inclusos nesse sistema automaticamente.
  • Conexão com as cargas do jogo para caminhões. Mods de cargas devem vir somente em uma versão mais distante.
  • Rolling friction para deixar os caminhões mais pesados. Veja aqui a configuração geral deles. O mod de caminhão de exemplo está publicado no link mais abaixo.
  • Novo câmbio automatizado: a mesma configuração do manual porém com troca automática, sendo diferente do automático anterior. Veja os exemplos de carros nos links abaixo. Os mods lançados com esses sistemas novos não pegam no PBSU/PBSR, somente no PBSC! (avise seus usuários caso for lançar mods com isso)
  • Novo template 4x4H com o diferencial estilo "H Drive". O H no final é maiúsculo. Novos templates 8x4 e 8x4_nodirectional ideais para caminhões 8x4 (os dois eixos de tração são os traseiros; o nodirectional esterce apenas o primeiro eixo em vez dos dois primeiros). Os mods lançados com esses sistemas novos não pegam no PBSU/PBSR, somente no PBSC! (avise seus usuários caso for lançar mods com isso).
  • Configurações dos pneus liberadas no arquivo engine do mod (é impossível entender aquilo que fica até difícil explicar, mas os números estão lá). Confira os mods de carros de exemplo assim que forem lançados.
  • VEJA NO ARQUIVO VERSOES.TXT NA PASTA AJUDA-HELP UMA LISTA MAIS COMPLETA DAS MUDANÇAS!

 

Principais recursos em alpha, não estáveis, em preview:

  • Suspensão da cabine dos caminhões (falta o comando para luzes separadas do chassi).
  • Ônibus do tráfego personalizados (faltam animações de rodas e vários outros parâmetros que virão em versões futuras).
  • Aviso de alta velocidade (precisa ter uma porcentagem de tolerância).
  • Forcefeedback para os volantes Logitech (isso vai levar anos pra ficar bom, mas deve estar bem melhor do que antes que não tinha nada). Desative na tela que aparece apertando Backspace (a de apagar texto, geralmente acima do enter).
  • Rampa com animação bruta no estilo on/off para os ônibus estilo de Curitiba (experimental, mas tá razoável). Veja o mod de exemplo no link abaixo.

 


Downloads dos exemplos para criadores

 


Downloads das versões experimentais

AVISO: o AVAST teve um falso positivo com uma das versões anteriores do Core. Caso ele suma da pasta ou seja movido para a quarentena, tente ver lá se consegue restaurar adicionando uma exceção confirmando que é limpo. Se continuar acontecendo nos ajude a reportar na página do jogo ou da Avast. Um falso positivo é bem chato, mas é comum, infelizmente. Veja este vídeo sobre o caso, nos comentários tem a reposta da Avast.

Versão mais nova:

 


Para Android escolha uma das duas, não precisa baixar as duas não:

  • v301 Android CORE (sem mapas, pasta aaa.core.mods2):
    Google Drive - Mediafire
  • v301: Android CORE EXTRAS (com pistas de corrida, pasta aaa.core.extras):
    Google Drive - Mediafire
    Esta versão CORE EXTRAS com as pistas de corrida tem uma mensagem na tela na barra azul que não dá pra tirar. Só está sendo postada no estado porque o pessoal ansioso fica xingando sem respeitar o devido tempo da adaptação, então vai no estado mesmo. Essa mensagem do temporizador tem que ser reprogramada pro celular e não há disponibilidade de tempo para isso agora porque existem outras coisas mais importantes, como os mods no tráfego e os tutoriais que faltam. Esperamos sua compreensão! É como uma versão beta da beta, ou alpha.

 


Esta build de PC inclui mapas de pistas que não fazem parte do jogo. São apenas como um conteúdo provisório.

Caso esteja procurando a versão 299 com compatibilidade com a fase 3.1 dos mapas, use os links logo abaixo:


Versão anterior (não recomendável):

No Android esta compilação substitui o Core. Os mods ficam na pasta Android - data - aaa.core.mods - files. A versão 301 do Core usa a pasta aaa.core.mods2 para não prejudicar a experiência de uso da v299, já que as mudanças no jogo são mais radicais. Mova ou copie os mods para ela usando um gerenciador de arquivos como o zArchiver. A versão CORE EXTRAS com as pisas de corrida usa a pasta aaa.core.extras, também ficando separadas.

 


Como instalar mods - How to install mods

Veja aqui em português: https://youtu.be/ZfT3i9HVh_g
In English: https://youtu.be/ZfT3i9HVh_g
Como instalar mods no Proton Bus de computador: https://youtu.be/ItEYdvj2sj0